Cores para prosperidade
Conheça as cores mais quentes para o seu negócio prosperar!
Conheça a força e o significado de cada cor e trabalhe com elas para desenvolver seus cartões, logotipos, cores de uniformes, mobiliário e tudo que envolve o seu comércio ou empresa.
Mesmo sendo um profissional liberal, que trabalhe só em sua casa, ainda assim, as cores são fundamentais para mostrar aos clientes, sua força, seu jeito de trabalhar e até suas convicções.
Este estudo é conhecido como “semiótica”. Semiótica é um termo que vem do grego: “semeion” que significa signo, e “otica” que significa Ciência. A semiótica, então, é o estudo dos signos.
A semiótica ajuda a entender o processo de como as pessoas interpretam mensagens, interagem com objetos, pensam e se emocionam.
A psicologia das cores no mundo dos negócios.
Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo.
Sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.
Vermelho – Ação e paixão.
Apropriado para empresas de “fast-food” ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.
Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento.
É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.
Laranja – Otimismo e entusiasmo.
Atua como estimulante dos tímidos e tristes. Utiliza-se para simbolizar entusiasmo, exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva.
É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários.
É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.
Amarelo – Estimulante para a mente.
O Amarelo relaciona-se muito com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços.
É a cor mais intelectual, para muitas culturas representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois se assemelha ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, segundo sua tonalidade, inteligência, comunicação, força, alegria, vontade, ou inveja, ira, covardia, traição e arrogância.
Atenção:Muito amarelo pode produzir ansiedade.
Turquesa – Versátil e criativo.
Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.
Roxo – Imaginação e espiritualidade.
Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.
Rosa – Carinho
Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance.É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor, afeto, nobreza e ausência de tudo mau.
Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.
Dourado – Caro e elegante.
Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.
Cinza – Conservador, neutro e reservado.
É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.
Branco – Segurança e confiança.
Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.
Preto – Poderoso e sério.
Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.
COMBINAÇÕES
AZUL E BRANCO:
Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
AZUL E VERMELHO:
Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na exibição do seu produto ou marca.
AZUL E PRETO:
Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; pode desvalorizar a sua ideia, marca ou produto.
VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.
VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.
AMARELO E VERDE:
Produz atitude passiva em muitas pessoas, em tempos de patriotismo no Brasil, pode trazer resultados incríveis em produtos regionais, restaurantes de comidas típicas locais, etc