A melhor coxinha do Brasil
A melhor coxinha do Brasil, ainda nem foi descoberta, pois estamos esperando você fazer a sua que será com certeza a melhor do planeta, pois você vai fazer com muito amor com uma das minhas receitas abaixo.
Simplesmente selecionei as melhores receitas de coxinha para você arrasar e fazer a melhor coxinha da sua região.
Existem muitas receitas e maneiras de se fazer coxinha, como as Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, no interior de São Paulo, “O segredo está na massa e no recheio e só posso dizer que continuo até hoje com os mesmos ingredientes do início”, afirma a dona da receita, Sônia Freitas, e o tempero das coxinhas é ela mesma quem faz, apesar dos 40 funcionários que mantém para abastecer a clientela que vem de toda parte.
A História da Coxinha
Mas, quem será que inventou a Coxinha?
Vi 2 versões para a “história da coxinha”
A primeira versão
Em meados da década de 20, em uma São Paulo que se desenvolvia industrialmente, regiões como a de Santo André abrigaram grandes fábricas e trabalhadores, que precisavam se alimentar gastando pouco. E era comum que eles matassem a fome nas barraquinhas dos vendedores ambulantes, que negociavam pedaços fritos de frango, como coxa, sobrecoxa e peito, nas portas das fábricas na hora do almoço.
“O tempo não preservou o nome da pessoa, mas alguém teve a inusitada ideia de desfiar a carne do frango, envolver numa massa de batata, modelar na forma de uma coxa, fritar em óleo quente e em seguida vender em frente às fábricas. Nem precisa comentar que foi um enorme sucesso. E assim foi até a década de 1950, tanto aqui em São Paulo, quanto no Paraná. Na década de 1970, em Belo Horizonte, foi incorporado ao salgadinho o recheio de requeijão cremoso, caindo também no gosto popular”, conta Veríssimo.
A outra
A cerca de 150 km da capital paulista, na cidade de Limeira, especificamente na Fazenda Morro Azul, no final do século XIX, teria vivido a família real brasileira durante certo período. Segundo a lenda, a princesa Isabel e seu marido, o Conde D’Eu, escondiam da Corte no Rio de Janeiro um filho que tinha deficiência mental.
A história conta que o prato preferido da criança era coxa de galinha e que certa vez a cozinheira da família não tinha quantidades suficientes para servir, “prevendo a gritaria do menino por falta do seu alimento predileto, resolveu transformar uma galinha ‘inteira’ em coxas”, explica Verissimo. O filho da princesa aprovou tanto o novo prato que as “coxinhas de galinha” teriam passado a fazer parte das refeições diárias da família.
Depois disso, teria sido um pulo para que os parentes que viessem visitar a família acabassem levando o quitute à corte carioca e aos salões de nobreza. No entanto, Veríssimo faz uma ressalva: “esta ‘história’, até que romântica, não passa de uma lenda urbana, pois é sabido que tanto a Princesa Isabel quanto seus filhos viveram no Rio de Janeiro até a queda da Monarquia em 1889 e, pelo que se sabe, nenhum deles tinha deficiência mental.
Fonte: (https://cafedonuts.com.br/index.php/quem-inventou-a-coxinha/)
A Coxinha é francesa?
O professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, Paulo Veríssimo, revela que trata-se de uma receita adaptada da culinária francesa e que as referências ao salgado podem ser encontradas na obra de um famoso chef de cozinha francês, Antonin Carême (1784 – 1833), escrita no ano de 1843, em Paris.
Como você vê a coxinha já começou chique, apesar de hoje em dia, coxinha é um termo pejorativo usado na gíria e que serve para descrever uma pessoa “certinha”, “arrumadinha”.
Coxinha da vencedora do Mais Você.
Ganhadora da Melhor Coxinha do Brasil
Vamos começar com uma receita campeã, sim, a receita abaixo foi a ganhadora do Concurso de Coxinha do Brasil, no programa da Ana Maria Braga
A dona de casa goiana Marcíria Maria de Carvalho, de 38 anos, foi a campeão do Concurso Nacional de Coxinhas, promovido pelo programa.
Coxinha da Marcíria, eleita a melhor coxinha do Brasil no Mais Você
Porção: Cerca de 20 coxinhas grandes
Tempo: 02h00
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
Recheio
1 peito de frango cozido e desfiado finamente
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola em cubinhos
1 dente de alho espremido
Sal, pimenta-do-reino e pimenta-de-bode roxa
200 g de molho de tomate
2 xícaras (chá) de milho em conserva
Cheiro-verde picadinho
1 pote de requeijão cremoso
Massa
2 copos americanos de leite (e mais para empanar)
1 envelope de tempero para legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal
2 copos americanos de farinha de trigo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo
Recheio
Refogue o frango desfiado no óleo até dourar. Junte a cebola e o alho, refogue mais e tempere com sal, pimenta-do-reino e pimenta-de-bode a gosto.
Adicione o molho de tomate e um pouquinho de água e deixe ferver até encorpar. Fora do fogo, incorpore o milho e cheiro-verde a gosto. Deixe esfriar.
Massa
Ferva o leite com o tempero pronto, a margarina e sal a gosto e acrescente a farinha de uma só vez, mexendo vigorosamente, até formar uma bola de massa. Transfira para uma bancada de pedra e amasse com o rolo para ficar bem homogênea.
Modelagem e fritura
Em forminhas ou com as mãos, modele as coxinhas recheando com o frango e um pouco de requeijão. Empane: passe-as primeiro em leite e depois em farinha de rosca.
Frite em óleo quente abundante até dourar e deixe escorrer sobre papel absorvente antes de servir.
A Famosa Coxinha da Padaria Real de Sorocaba
Eleita como a melhor coxinha do Brasil pelos participantes do Trip Advisor, a coxinha da Padaria Real de Sorocaba segue fazendo a fama e mais e mais admiradores.
Dizem que esta é a Receita da famosa Coxinha da Padaria Real, mas não se esqueça, ingredientes e a mão de quem faz, fazem toda a diferença.
Recheio:
500g. de peito de frango sem osso
1 cebola média
Alho e o tempero da sua escolha!
Sal
Catupiry (somente para a modelagem)
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola, acrescente o peito de frango, sal a gosto e cubra com água. Eu deixei dois dedos acima do frango para que sobrasse caldo o suficiente para usar na massa.
Como Desfiar Frango na Panela de Pressão
Tampe e espere pegar pressão. Cozinhe por 15 minutos.
Após começar a pressão, deixe 15 minutos cozinhando. Retire do fogo e aguarde sair a pressão da panela antes de abri-la. Retire a água da panela, feche a panela novamente com o frango dentro e faça a mágica acontecer!
Sacuda a panela por cerca de 10 segundos, ou 4 a 5 sacudidas
Massa:
600g. de farinha de trigo peneirada
500ml do caldo que utilizou para cozinhar o frango
500ml de leite integral
1 tablete de caldo de galinha
1 colher rasa de chá de sal (eu comecei com meia colher, pois dependendo do caldo de galinha ele já tem bastante sal)
100g. de manteiga ou margarina
½ cebola ralada
2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Em uma panela grande insira a cebola e a refogue na manteiga. Acrescente a água, o leite, o caldo de galinha e o sal. Aguarde que ele levante fervura, então acrescente a farinha todinha de uma só vez! Sim! De uma só vez – recomendo que você use uma colher de pau -. Abaixe o fogo e use toda a força que mora dentro de você, para mexer a massa sem parar! Quando ela parar de grudar da panela pode desligar. Deixe esfriar um pouco.
Agora, coloque essa massa na sua mesa ou bancada
Dizem que o segredo está na sova da massa.
Com a massa prontinha para ser sovada espalhe as duas colheres de azeite e sove bastante, até que ela esteja bastante macia.
Espere ela esfriar e então faça uma bolinha e achate em sua mão.
Coloque o Catupiry e o frango e então feche essa bolacha e modele a sua coxinha.
Coxinha Vegana ou Vegetariana
Ingredientes
- 5 xícaras de água
- 2 sachets de Caldo de Legumes em pó
- 1 Colher de sopa de margarina
- Sal a gosto
- 4 xícaras de farinha de trigo ( se tiver, use pelo menos 1 xícara de Farinha de Trigo Integral)
Recheio:
- 3 Colheres de sopa de azeite ou óleo da sua preferência
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 4 berinjelas sem casca picadas
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas (verde, pretas ou misturadas)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 2 ovos (para os veganos usa- se 2 colheres de sopa do Gel formado pela linhaça deixada de molho em 1 copo de água mineral por pelo menos 12 horas)
- farinha de rosca para empanar
Como fazer:
Coloque a água em uma panela tipo caçarola e adicione o caldo de Legumes, a margarina e o sal. Acrescente a farinha, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. retire do fogo, coloque sobre uma superfície fria e deixe esfriar.
Trabalhando a berinjela como recheio…
Em uma panela ou frigideira alta, coloque o azeite e doure a cebola, depois o alho e acrescente a berinjela, azeitonas, cheiro-verde, tomates e refogue por mais ou menos 15 minutos, até secar…
Retire do fogo e deixe esfriar. Se desejar, acrescente agora 2 colheres de sopa de Requeijão cremoso, mexendo bem.
Pegue a massa, sove um pouco e modele as coxinhas nas mãos, com bastante recheio.
Passe-as nos ovos batidos ou em água gelada(opção vegana) e depois na Farinha de Rosca.
Frite em óleo bem quente.
Bom apetite!
Fonte vegetarianossp.blogspot.com
A Coxinha Vegana da Chubby Vegan
Ingredientes massa:
– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (preferencialmente orgânica)
– 4 e 1/2 xícaras (chá) de água ou caldo de legumes caseiro
– 8 colheres (sopa) de óleo ou azeite
– 1 colher (chá) de curry (opcional)
– Sal marinho à gosto
– Mix de pimentas moídas na hora à gosto
Modo de preparo:
1. Em uma panela, grande e funda, coloque a água, o curry, o sal e o mix de pimentas. Mexa bem com uma colher ou fouet até que o curry se dissolva. Adicione o óleo.
2. Leve a panela em fogo alto, até ferver o líquido.
3. Abaixe o fogo.
4. De uma única só vez, adicione a farinha de trigo e mexa vigorosamente com uma colher até que se forme uma bola que desprenda do fundo da panela.
5. Retire a massa da panela e sove até obter uma massa lisa (sim, com a massa quente. Pode ser na batedeira planetária também com a raquete). Este passo é importante para obter uma massa perfeita e lisa.
6. Cubra com filme plástico e deixe descansar enquanto você faz o recheio.
Ingredientes recheio:
– 4 xícaras de pts clara miúda hidratada
– 2 dentes de alho em brunnoise*
– 1/2 cebola em brunnoise*
– 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
– Sal marinho à gosto
– Mix de pimentas moídas na hora a gosto
– Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
1. Esquente bem o óleo em uma panela. Refogue o alho e a cebola até dourar.
2. Acrescente a pts e tempere com sal e pimenta. Mexa de vez em quando, o objetivo é dourar a pts sem deixá-la queimar.
3. Desligue o fogo e adicione a salsinha, mexa bem.
4. Deixe esfriar.
Montagem e cocção:
1. Veja os vídeos: aqui e aqui (para melhor compreensão).
2. Passe as coxinhas na água e, em seguida, na farinha de rosca.
3. Esquente bem uma panela com bastante óleo e frite as coxinhas.
4. Deixe escorrer em papel absorvente e sirva.
Fonte: https://chubbyvegan.net/receitas/a-melhor-coxinha-vegana-do-mundo/
____________________
Paulo Roberto Gaefke
www.meuanjo.com.br
“Ao menos uma vez por mês, pratique o vegetarianismo, para nutrir seu coração de compaixão.”