Brincadeiras para os filhos do tempo dos papais
Que delícia que era brincar na rua e ter muitos amigos…hoje, seja por causa da violência, seja pelo tempo escasso dos pais e muito também do tempo em que as crianças ficam conectadas, as brincadeiras de rua dos tempos dos pais e dos avós estão quase desaparecendo nas grandes cidades…para reviver essas brincadeiras, aqui estão alguns dos jogos e brincadeiras que você pode curtir com os filhos neste próximo final de semana…
Brincadeira de criança, como é bom…
Pique-Esconde
O clássico das brincadeiras.
Esconde-esconde, pique-esconde ou escondidas é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando, os demais participantes se escondem
Gato Mia
Perfeito para ensinar para as crianças brincarem em uma noite do pijama com os amigos. Basta um lenço para vendar os olhos ou pode ser também a versão de apagar as luzes! Se optar pela segunda versão, certifique-se de que o quarto onde eles forem brincar é seguro.
Sombra
Pra matar aquela saudade daquelas noites em que chovia muito e acabava a luz!
É só pegar uma vela, escolher uma parede e caprichar na história com sombras. Não sabe fazer nenhuma sobra com as mãos? Sem drama! Olha só essas aqui:
(talvez não fica exatamente igual, mas o que vale é a intenção – e a diversão)
Jogo do Stop ou Adedanha (ou Adedonha, ou CEP, ou Flor-Fruta)
Se você não sabe do que estamos falando, talvez você não use nenhum dos nomes acima. Essa é aquela clássica brincadeira onde vocês sorteiam uma letra do alfabeto e tem que escrever nome de homem, de mulher, de flor, de fruta, de cidade e o que mais couber na imaginação!
Ps: Para crianças que ainda não escrevem, que tal brincar sem papel e caneta?
ESCRAVOS DE JÓ
FAIXA ETÁRIA | Acima de 3 anos |
LOCAL | Praça, Parque, Calçada, Salão de Festas, Dentro de casa, Condomínio |
ESTIMULAR | Atenção, Concentração, Cooperação, Coordenação motora, Linguagem, Memória, Ritmo |
PARTICIPANTES | 4+ |
MATERIAL | Pedrinhas ou objetos pequenos |
COMO BRINCAR
Os jogadores sentam em círculo, cada um com uma pedrinha ou outro objeto pequeno, que será passado de um integrante para o outro em uma coreografia de vai e vem seguindo o ritmo da música “Escravos de Jó”:
Escravos de Jó jogavam caxangá (os jogadores vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de forma que cada jogador fique sempre com uma pedrinha só)
Tira, (cada um levanta a pedra que está em suas mãos)
põe, (colocam a pedra de novo no chão)
deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)
fazem zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)
zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
zá (colocam a pedra à frente do jogador à direita novamente)
Vídeo com a música Escravos de Jó
Dicas: faça a mesma coreografia com os participantes em pé; no lugar da pedra, eles devem usar os próprios pés. Use duas pedrinhas em vez de uma. Para familiarizar a criança com os conceitos de dar e receber, sugira o uso do brinquedo favorito de cada um no lugar das pedras.
Corre-cotia
Essa requer um pouco mais de espaço e quanto mais crianças, mais divertido.
Quem não se lembra como se brinca, é muito simples: Façam um círculo e uma das crianças corre do lado de fora do círculo com um lenço enquanto todos cantam [música abaixo]. Ao final da música a criança escolhe alguém da roda e deixa o lenço cair atrás dela. A pessoa escolhida deve pegar o lenço e correr atrás de quem o jogou ao redor da roda. Se quem jogou conseguir sentar no lugar vago antes de ser pego, a brincadeira se repete, mas dessa vez com a criança que foi escolhida.
Música
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Pode jogar?
Pode
Dominó
Para aqueles dias chuvosos em que não dá pra colocar o pé pra fora de casa. Como é um jogo bem simples, até as crianças menores podem brincar (e aprender sobre números ao mesmo tempo).
Quando cansarem de brincar do modo convencional, que tal fazer aquela fileira de dominós de pé e depois empurrar o primeiro para assistir a fileira toda caindo?
PASSA ANEL
FAIXA ETÁRIA | Acima de 6 anos |
LOCAL | Quintal, Praça, Parque, Salão de Festas, Dentro de casa |
ESTIMULAR | Imaginação, Criatividade, Atenção |
PARTICIPANTES | 8+ |
MATERIAL | Um anel |
COMO BRINCAR
Antes da brincadeira começar, um dos participantes é escolhido para passar o anel. O restante do grupo forma uma fila e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. O participante também posiciona as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. Ele deve passar as mãos dele por dentro das mãos de cada participante. Em um determinado momento ele escolhe um dos jogadores e deixa o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois ele deve passar pelo menos mais uma vez pela fila inteira novamente, para que ninguém desconfie onde está o anel.
Depois disso ele escolherá outro participante que não esteja com o objeto e este deve adivinhar onde o anel está. Se acertar será a vez dele passar o anel. Se errar é eliminado do jogo.
A brincadeira pode ficar mais interessante se o passador tiver mais de um objeto na mão. Pode ser um anel, uma bola de gude e uma moeda, por exemplo. Neste caso é preciso escolher antes quem deverá tentar adivinhar. Cada objeto é passado de uma vez. O jogador escolhido terá então que adivinhar qual objeto está na mão de quem.
ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA…
Anelzinho, jogo do anel
Bingo
Parece meio típico de Festa Junina, mas a verdade é que você pode jogar o ano todo com as crianças! As cartelinhas são baratinhas de se adquirir e fora isso você só vai precisar de alguns feijões. As prendas podem ser coisas simples que você encontra em lojas de 1,99 como aqueles brinquedos de bola de sabão. Ou vocês podem jogar sem prendas de verdade.
Vamos as Fontes:
https://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/passa-anel/4e42f5d83cb3176863000028.html
http://criarcrescer.com.br/wp/brincadeiras-da-sua-infancia-para-ensinar