Como começar uma horta Comunitária
Como Criar uma Horta Comunitária
Uma horta comunitária tem o poder de alimentar, congregar e unir pessoas!
As dicas que vou mostrar abaixo é da Elizabeth Johnson, uma canadense que transformou uma área industrial de Ontário em uma famosa horta que conta com a participação de 15 famílias e continua crescendo. Vem do site dela o TreeHugger.
Bom, antes de mais nada, saiba que algumas empresas de energia elétrica tem projetos para usar espaços embaixo daquelas faixas de segurança sob as linhas de transmissão (LTs), que podem ser ocupadas pelas hortas comunitárias. Informe-se com a operadora de energia elétrica da sua região. Agora, se você já tem um espaço ai no seu bairro, um terreno baldio, um terreno vazio da sua propriedade entre outras possibilidades, pode começar seguindo essas dicas.
A implementação de uma Horta Comunitária, permite a eliminação de terrenos desaproveitados em áreas urbanas e garante uma boa produção de legumes, vegetais e ervas aromáticas ou medicinais que vão abastecer a comunidade, garantindo alimentação mais saudável e sempre, sem agrotóxicos.
13 passos para começar uma horta Comunitária
Dicas da Elizabeth Johnson
1. Comece a falar sobre um jardim comunitário.
Faça muitas perguntas. Deixe as pessoas na sua cidade saberem que você realmente quer começar uma horta comunitária.
2. Encontre alguma terra.
De preferência, seria plana e ensolarada, com bom solo, mas o último não é necessário, pois o solo pode ser construído ao longo do tempo. É até possível cultivar vegetais em concreto em canteiros elevados, por isso não negligencie nenhuma possibilidade.
3. Pesquise quaisquer subsídios disponíveis na sua área.
Existem algumas organizações que querem apoiar hortas comunitárias. O jardim de Elizabeth recebeu uma subvenção da Sobey’s, a cadeia de supermercados, que continha madeira, mistura de três vias e composto para 12 caixas elevadas.
4. Tenha uma abelha de trabalho.
Reúna todos que querem participar e passar um dia construindo caixotes com pedaços de madeira ou escavando o solo para camas longas. O jardim de Elizabeth teve mais sucesso com caixas que se sentam diretamente no chão (em vez de ficar de pé sobre as pernas curtas), já que elas drenam melhor e ficam úmidas por mais tempo.
5. Camas individuais são melhores.
Dessa forma, cada pessoa é responsável por si mesma. Cuidar de grandes camas comunitárias geralmente recai sobre algumas pessoas dedicadas. Reserve uma caixa para ervas, que todos possam compartilhar.
6. Inicie uma pilha de compostagem.
O sistema de 3 compartimentos é bom e sempre tem composto pronto para uso. É fácil de montar. Você pode encontrar instruções online. Até que seu composto esteja pronto, veja se você pode conseguir um pouco de sua cidade ou município.
7. Os membros podem iniciar suas próprias mudas em casa.
Dessa forma, cada pessoa escolhe e compra o que deseja cultivar em sua própria caixa.
8. Construa uma cerca, se possível.
É necessário evitar criaturas famintas. Uma regra de “nenhum cão permitido” pode ser necessária, pois os cães podem causar estragos em solo recém-plantado.
9. Organize um cronograma de rega.
Obtenha um calendário e atribua uma semana inteira de cada vez aos membros do jardim. Dessa forma, o jardim de ninguém fica sem água por mais de um dia. Prepare barris de chuva e mangueiras, ou use regadores, dependendo do tamanho do jardim.
Como o jardim cresce:
10. Você pode precisar criar um conselho informal.
Ter uma secretária e tesoureiro é útil. Faça algumas reuniões anuais com todos os membros para conversar sobre metas para o jardim.
11. Convide oradores convidados para fazer apresentações.
Isso pode ser informativo e inspirador para os membros do jardim comunitário.
12. Torne seu espaço atraente.
Transforme-o em um lugar onde as pessoas querem sair. Coloque uma mesa, guarda-sol e cadeiras.
13. Compartilhe refeições comunitárias no jardim.
Especialmente no final da estação de crescimento, esta é uma maneira maravilhosa de celebrar os meses de trabalho duro e os resultados deliciosos.
Fonte:
Vem do site da Elizabeth Johnson do site TreeHugger.