Cores da prosperidade

Conheça as cores mais quentes para o seu negócio prosperar!

Conheça a força e o significado de cada cor e trabalhe com elas para desenvolver seus cartões, logotipos, cores de uniformes, mobiliário e tudo que envolve o seu comércio ou empresa.

Entretanto se você é um profissional liberal, que trabalha só em sua casa, ainda assim, as cores são fundamentais para mostrar aos clientes, sua força, seu jeito de trabalhar e até suas convicções.

Por isso este estudo é principalmente conhecido como “semiótica”. Semiótica é um termo que vem do grego: “semeion” que significa signo, e “ótica” que significa Ciência. A semiótica, então, é o estudo dos signos.
Finalmente a  semiótica ajuda a entender o processo de como as pessoas interpretam mensagens, interagem com objetos, pensam e se emocionam.

A psicologia das cores no mundo dos negócios.

Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo.

Afinal sugere uma sensação de tranquilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Vermelho – Ação e paixão.

Porque é apropriado para empresas de “fast-food” ou negócios que envolvam velocidade e ação. Transmite também raiva, agressão e vingança. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores.

Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento.

Entretanto é  associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

Laranja – Otimismo e entusiasmo.

Simplesmente atua como estimulante dos tímidos e tristes. Utiliza-se para simbolizar entusiasmo, exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva.

Aliás é estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários.
É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.

Amarelo – Estimulante para a mente.

O Amarelo relaciona-se muito com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços.

É a cor mais intelectual, para muitas culturas representa calor, já que se associa com o sol ou com o poder, pois se assemelha ao ouro. No entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, segundo sua tonalidade, inteligência, comunicação, força, alegria, vontade, ou  inveja, ira, covardia, traição e arrogância.

Finalmente  atenção: muito amarelo pode produzir ansiedade.

Turquesa – Versátil e criativo.

Principalmente a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.

Roxo – Imaginação e espiritualidade.

Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro.

Finalmente cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.

Rosa – Carinho

Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. É a cor da mulher, reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor, afeto, nobreza e ausência de tudo mau.
Todavia Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.

Dourado – Caro e elegante.

Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.

Cinza – Conservador, neutro e reservado.

É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.

Branco – Segurança e confiança.

cor branca na cromoterapia

Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.

Preto – Poderoso e sério.

Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro.

 

COMBINAÇÕES

AZUL E BRANCO:
Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.

AZUL E VERMELHO:
Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na exibição do seu produto ou marca.

AZUL E PRETO:
Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; pode desvalorizar a sua ideia, marca ou produto.

VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.

VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.

AMARELO E VERDE:
Produz atitude passiva em muitas pessoas, em tempos de patriotismo no Brasil, pode trazer resultados incríveis em produtos regionais, restaurantes de comidas típicas locais, etc