Eu sonhei com…
Significado dos Sonhos. Interpretação cognitiva.
“O sonho é uma porta estreita, dissimulada no que tem a alma de mais obscuro e de mais íntimo; abre-se sobre a noite original e cósmica que pré formava a alma muito antes da existência da consciência do eu e que a perpetuará até muito além do que possa alcançar a consciência individual” · C.G. Jung
Atenção: Normalmente, um sonho passa a ter um significado em nossa vida quando ele se repete alguma vezes, ainda que em tempos distantes…e é engraçado que alguns sonhos, nós já sabemos que ele vai vir naquele dia, ou temos a impressão de que estamos realmente vivendo aquele sonho ealguns detalhes sempre se repetem, como um animal que sempre aparece, um galpão, uma rua de terra, são esses “símbolos” que você deve procurar na lista abaixo.
Os sonhos muito “intensos”.
Sabe aquela noite em que você passa se agitando e acorda as vezes ou com medo do que sonhou ou com muita alegria, saudade do que viu no sonho, este tipo de sonho também pode ter uma interpretação e você pode ver na lista abaixo o seu significado.
Só não leve tudo ao “pé da letra”, busque nas interpretações recados que a sua intuição está querendo mandar.
Sucesso na sua vida!
INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS
A
AMARELO (COR) – É a cor do pressentimento, da intuição. Representa a dignidade, bem como a luz e a alegria. Em alguns casos, pode ser o aviso de algum problema biliar.
ALEGRIA – No geral, rir anuncia o sofrimento e quanto mais se está alegre num sonho, mais este sonho é nefasto. A alegria que se manifesta num sonho destina-se se esfriar rapidamente, porque, para os estudiosos, anuncia notícias desagradáveis.
AÇÚCAR E CONFEITOS – Simbolizam riquezas para quem, em sonhos, se os vê comendo. É sinal de que escapará das doenças e verá seus inimigos dominados. Simboliza também as delícias do amor, sobretudo de valor sentimental.
ANDAR – O andar é o reflexo do sonhador; rápido e tranqüilo é sinal de negócios proveitosos. Se a pessoa vaga a esmo, é que se deixa desviar de seus objetivos por distrações. Andar para trás significa perdas e fracassos; mancando, é sinal de má sorte. Se andar por uma paisagem árida, o sonhador sofrerá de solidão; se o caminho sobe, a sorte vai melhorar; se o lugar para onde se vai é luminoso, há de se realizar suas ambições. Se esforçar por andar, sem conseguir, significa que se está nos limites das forças morais. Por fim, se estiver andando de mãos dadas com uma pessoa desconhecida, mas simpática, não saberá o que é solidão.
ARMAS – Considerando o fato de que as armas são instrumentos de guerra, o sonho, no qual se tem uma arma isolada, corresponde no mais das vezes a uma decisão, súbita, que não esperam o tempo necessário para serem “executadas”.
AVIÃO – Se o avião não chega a levantar vôo, significa que faltam recursos para suas ambições, mas se uma vez no ar, o avião cai, pecou-se por excesso de otimismo. Quando a própria pessoa dirige o avião, é sinal que saberá assumir responsabilidades na vida. Por fim, quando se salta de pára-quedas de um avião em dificuldade, é que se saberá sair de situações delicadas. Ver aviões se chocando no ar, traduz muitas idéias se chocando em nossa mente, dificuldades em realizar projetos.
ÁGUA – Beber água, significa êxito, mas se a água estiver quente, anuncia doença ou dificuldades várias. Ver um riacho límpido e calmo pressagia prosperidade, ao passo que água agitada, um ferimento moral, e a água nascente anunciam sofrimentos de diversos tipos. A água límpida de um córrego diz que se encontrará um emprego honrado. Água turva é sinal de prejuízos e danos, se estiver parada, a ruína não está longe. Tomar-se um banho dentro de uma banheira, significa uma velhice feliz. Quando se prepara um banho, trata-se de uma luta que se vai ganhar. Quando falta água, vai se passar ao lado da felicidade. Se o banho estiver muito quente ou muito frio, evidencia uma infidelidade de que será vítima. Pode ser também o aviso, de que seu organismo está retendo água em algum lugar, muitas vezes uma cirrose alcoólica, em que só o abdômen sofre esta inundação, ou um edema ligado ás infecções renais.
ABELHAS – Quando as abelhas estão atarefadas, é sinal de lucros. Se elas zumbem, é sinal de preocupações de ordem intelectual. Quando elas picam, sofrerá os ciúmes de seus colegas. Se o sonhador as apanha, pode aguardar um êxito. Vê-las entrar na colméia anuncia boas notícias. Quando se mata uma abelha, sua situação será ameaçada. Elas representam o trabalho em conjunto, mas por outro lado, possuem ferrões, que não hesita em usar. Podem representar também o sinal de alguma erupção cutânea, antes mesmo que elas sejam visíveis.
ÁGUIA – A águia é a senhora dos pássaros. Ela é o símbolo do domínio e do poder. Vê-la num vôo rápido prenuncia sucesso; lentos e interrompidos atrasos. Ver-se ferido por ela, será importunado pela má sorte. Ver uma águia empoleirada, seus projetos imediatos serão contrariados. Se sente ameaçado por uma águia, terá muitas perdas; mas calma e tranqüila, vai encontrar a felicidade. Quando o sonhador é uma mulher, significa a esperança de uma gravidez. Normalmente, ela representa à vontade de conquistas e domínio.
ARANHA – Sonhar com aranhas é muito desfavorável. Ver uma aranha tecer a teia representa uma armadilha preparada pelos inimigos. Ver-se preso numa teia deve-se deduzir que certas pessoas espreitam o primeiro erro que se cometa. Mas matar aranha significa libertação de um obstáculo. Comer aranha é presságio de ruína completa. Deve-se acrescentar que a aranha representa também o medo da sexualidade.
ASNO – Ver uma mula parindo, significa grande prosperidade. Se um asno persegue o sonhador, ele terá que se defender de calúnias, mas se ele escoiceia, estará em perigo de perder sua situação. Quando ele zurra, ter-se-á decepções amorosas, ao passo que um asno cinza visto em sonho dá a entrever êxito sentimental. Se for branco, ter-se-á um atraso nos negócios. Negro, deve-se recear a doença de um conhecido. Vermelho, é sinal de que o sonhador será enganado. Cair de um asno significa um fracasso, mas montá-lo mostra que se atingirá o objetivo lentamente, mas de modo seguro.
ABANADOR – Significa alívio, descanso, riqueza depois de muita privação. Representa também uma mulher, um filho, um homem cuja companhia se busca.
ABISMO – Ver um: ameaça de sustos e má notícias. Cair num: ameaça de loucura.
ABRAÇAR – O abraço no sonho significa vida longa. Abraçar um morto significa que o sonhador viverá muitos anos. Porém, se é o morto que abraça quem sonha, o presságio é de morte para este último. Abraçar um inimigo representa paz entre os dois. Abraçar uma mulher, um sinal de uma vida mundana. O abraço entre os homens significa ajuda mútua e entre mulheres, adulação, falsidade por perto.
ADIVINHO – ver um adivinho, ou um mago no sonho se traduz por anular um trabalho. Já se ver na casa de um representa aflição.
ADULAÇÃO – Ver-se em sonho adulando por um interesse material conseguirá sucesso. Adular com o objetivo de instruir-se significa trabalho edificante, propósito conseguido. . . Se for hábito sonhar com a adulação, significa servilismo e humilhação.
ADULTÉRIO – O adultério que se comete no sonho é uma forma de pensamento que se transformar em realidade com o tempo. Se for cometido com uma mulher desconhecida, representa uma falta menos grave do que com uma conhecida. Indica também instinto de roubo, traição. Se for uma mulher que incita um homem a cometer adultério, este receberá dinheiro por uma consulta ilícita. Entrar em um prostíbulo e não sair é um presságio de morte ou escândalo.
AFEMINADO- Ver-se afeminado em um sonho é sinal de que surgirão temores, perdas ou coisas inesperadas.
AFOGAMENTO- Ver alguém se afogando, é sinal de que os inimigos serão derrotados. Ver uma pessoa afogada, melhoria de emprego ou de situação inesperada.
AGULHA – A agulha é símbolo de união. No sonho representa casamento para o solteiro e para o pobre, bem-estar. Encontrar uma agulha no sonho significa mudança de situação, melhorias econômicas, dívidas pagas, reatamento de vínculos. Sonhar com a perda de uma agulha é sinal de mal-estar, roubo, estafa ou perda de coisas materiais. Enfiar uma agulha em alguém representa que o outro é mais forte e deve causar danos ao sonhador. Consertar roupas com agulhas representa a emenda para erros passados ou arrependimentos diante de más ações.
ALHO – Sinal de dinheiro ilícito. Aquele que vê alho em seus sonhos muda o bem para o mal; o que come receberá palavras duras. Arrancar alhos durante o sonho representa problemas trazidos por parentes.
ALIMENTOS – Todo alimento amarelo que surge no sonho é visto como doença. Tomar caldo ou sopa representa vida longa. Comer em festas é bom augúrio. Em velório, um mau presságio. Deixar de comer anuncia um bom caráter.
AMIGO – Falar com um: desavença no lar. Visitar um: situação embaraçosa. Ver um sem lhe falar: bom presságio. Receber visita de: tranqüilidade em casa.
AMOR – O amor que se manifesta no sonho simboliza o estado de exaltação de nossos instintos físicos: cegueira mental, aflição, desgraça. As queimaduras e os incêndios durante o sonho são interpretados como amor ardente. A paixão carnal, por seu lado, é vista como sinal de irreligiosidade, fracasso nos negócios e desdém a Deus. Unir-se à pessoa amada durante o sono, representa perigo ou castigo.
ANEL – O anel se interpreta de diversas formas. Pode significar esposa, um filho, trabalho, dinheiro. O homem que sonha levar um anel é sinal que terá um filho homem. Ruptura do anel é sinal de separação. Quando alguém sonha ter enviado um anel a uma pessoa e o ter recebido de volta, que dizer que não vai conseguir casar-se com a pessoa amada. Perder um anel é perder posição: surgirão desgostos e inconvenientes desagradáveis.
ARCO- ÍRIS – Símbolo do sossego e da paz. Se surge vermelho é sinal de sangue durante o ano e assinala perigo para o sonhador. Se for amarelo, representa doença.
ÁRVORE – Ver árvores: tranqüilidade de espírito, se as árvores são verdes. Se elas são secas, aborrecimentos. Ver uma derrubada por um raio, mau agouro. Subir numa: dificuldades vencidas. Ver alguém subindo numa: ameaça de traição por parte de falsos amigos. Ver alguém caindo de uma: triunfo sobre as intrigas armadas por falsos inimigos. Derrubar uma ou ver alguém a derrubando: doença grave.
ASFIXIA – Sentir asfixia durante o sono é sinal de que o sonhador terá que falsificar documentos ou agir de má fé. Se essa asfixia termina com a morte do sonhador, é sinal de que ele sofrerá uma grande dificuldade material. Também se traduz como a cobrança de uma dívida.
ASSALTO – Ser assaltado: despesas imprevistas. Tomar parte de um: imprudências, prejuízos.
B
BAILE – Estar em um sem dançar: sinal de muitas esperanças. Dançar em um: ilusões desfeitas.
BALANÇA – Simboliza a fé, a justiça no falar e no fazer. Pagamento de dívida, cumprimento de uma promessa. Balança comercial indica a aproximação ou a presença de um arquiteto, engenheiro, ou um juiz, na vida do sonhador. Pesar dinheiro numa balança é sinal de se prestará um falso testemunho.
BALDE – Prediz um homem que tira dinheiro com muita astúcia. Tirar água de um poço com uma balde e vertê-la noutro lugar, traduz-se por dinheiro obtido por meios ilícitos. Regar um jardim com baldes de água, se interpreta por uma mulher encantadora cujo amor é correspondido.
BANANA – Ver uma bananeira na casa de alguém, significa o nascimento de um filho. Comer banana representa ganhar dinheiro com uma pessoa estranha. Para o comerciante é sinal de prosperidade; para o religioso sinal de fé e piedade; para o doente perigo de morte; para outros estudiosos, símbolo de culto fálico ou fecundidade sexual.
BANDEIRA – Representa o poder sobre algo. Se for vermelha: triunfo depois de lutas. O negro é prestígio e o amarelo sabedoria, o verde viagens, o branco representa celibato e o azul pureza.
BARBA – Para o homem indica riqueza e hierarquia. Se for uma barba longa, é anúncio de posição de dinheiro, poder, vida calma. Barba negra representa riqueza; amarelada pobreza e enfermidade. A mulher casada que se vê num sonho com barba perderá ser o marido.
BARRO – Ver um homem rebocando a casa se interpreta por um ser que tapa os defeitos e faltas dos outros. Fazer barro: fazer boas obras. Ver barro: perigo. Pisar no barro: doença e desgraça. Para o doente o barro é sinal de morte.
BEIJO – Significa conseguir algo desejado. Beijar com paixão é receber benefícios daquele que foi beijado. Beijar um governante: ocupar seu lugar. Ver-se beijado por uma juíza é um bom augúrio. Ver-se beijado por uma divindade: todo pedido será atendido. Beijar uma mulher bem vestida: casamento com uma viúva rica. Para um doente ser beijado por um morto é sinal de fatalidade.
BOCA – Chave para o fim de todos os problemas que preocupam o sonhador, seu bem e seu mal, seu triunfo e sua derrota. Tudo que sai da boca durante o sonho se interpreta como coisas boas se são palavras corretas e honestas. O que entra é sempre sinal de subsistência.
BOLSA – Representa o corpo humano. Ver uma bolsa vazia é sinal de morte para o dono da mesma. Bolsa com dinheiro: sabedoria. Se a bolsa está estragada, é sinal que o sonhador tem muito que estudar. Representa também um segredo a ser guardado.
BORBOLETA – Voando: separação de pessoas, por motivo de viagens. Pousada: o sonhador terá sorte nos jogos por três dias. Matar uma, situação inversa: azar nos jogos durante 3 dias.
BRASA – Pedido que está para ser concedido. Assinala também víveres que se necessita com urgência.
BÚFALO/ TOURO – Indica um chefe inovador, majestoso, valente, que não teme nada. Se uma mulher sonha que tem chifres como um touro, significa que se casará com um grande personagem ou será elevado um alto cargo. Ver um búfalo utilizado para a lavoura se traduz por mesquinhez. Possuir um rebanho de búfalos/ touros significa que terá a seu serviço homens corpulentos.
C
CABEÇA – A cabeça representa a mais alta hierarquia humana, a vida mesma, tanto material quanto espiritual. Ver num sonho a cabeça maior do que é, se interpreta com o pai ou a mãe. Representa também honra e boa sorte. Um homem pobre ver-se no sonho com várias cabeças, com certeza encontrará a mulher que deseja e terá muitos filhos com ela. Ao passo que um homem rico tiver o mesmo sonho é sinal que sofrerá hostilidade de alguns de seus parentes próximos. Ver-se decapitado é de mau agouro. Se a pessoa é rica, deixará de ser. Pelo contrário, se for uma pessoa presa a determinados sistemas, recobrará a liberdade. Pode a vir indicar também, um alerta à perda de memória.
CEGO – Sonhar que se está cego, só é benéfico para os infelizes. Normalmente representa a morte, em breve, de um parente próximo. Para alguns estudiosos, significa que o sonhador cairá de amores por uma criatura cruel, que o fará ficar cego, a ponto de perder toda a realidade.
Para os pobres, ver-se ter seus olhos arrancados, significa grandes benefícios.
CEMITÉRIO – Se um bom tempo acompanha o sonho com cemitério, a pessoa será protegida pela afeição dos mortos. Se, por outro lado, se escorrega em barro dentro do cemitério, o luto está por perto. Se o sonho é uma visita ao cemitério, haverá questões numa prisão. Se o sonhador reza no cemitério, um amigo doente entrara em convalescença. Se proceder sem decoro, há ameaças de calamidades. O mesmo acontece se o sonhador se vê cercado de ossada.
CALÇADOS – Quem vir em sonhos sandálias rasgadas, ou furadas, perderá sua mulher ou marido. O sonhador que se vê calçando um sapato fará uma longa viagem. Se os sapatos são novos, bons presságios; se velhos, ser-se-á atormentado por infortúnios. Se alguém se vê no sonho sem calçados, representa que não há meio de realizar sua ambições. Se os calçados estão mal adaptados à situação em que se encontra, e lhe causam constrangimento, corre-se o risco de um fracasso, a menos que reorganize a sua vida.
CHAPÉU – O chapéu é, no sonho, um elemento variável conforme a aparência. Se elegante, pressagia a grandeza e opulência; usado de lado, significa tribulações tragicômicas. Se o chapéu se transforma em coroa, anuncia, ao homem rico, sua ascensão social, ao pobre, uma recompensa, aos prisioneiros, uma liberdade. Conforme o material de que seja feito: em ouro ou prata, é que o êxito está em vias de acontecer; se for de materiais comuns, o augúrio é desfavorável; eriçado em espinho, anuncia dores que se sofrerá em favor de alguém. Florido, trata-se de uma aventura amorosa.
CASAMENTO – Sonhar que se participa do próprio casamento é mau agouro, pois o casamento também significa morte, e o sonho anuncia que se terá oportunidade de acompanhar um enterro. O presságio é, porém, menos desfavorável, se não se participa da alegria geral. Se a pessoa se contenta em assistir ao seu casamento, está destinada a sofrer com a identidade de uma mulher.
CARNE – A carne crua, vista em sonho, anuncia más notícias ou uma doença grave. Pelo contrário, se estiver cozida, o perigo é evitado. Bem temperada, faz prever um período próspero, após tempos difíceis. Se for comida com prazer, é sinal de acordos materiais em vista. Se, pelo contrário, é ingerida com desprazer, trata-se de um estado de acanhamento, ou de repressão de natureza sexual. Por outro lado, se alguém recusa essa carne e outra pessoa manda que coma, está-se em vias de uma anemia.
CORRER – Correr é sinal de felicidade eterna se a pessoa não encontrar obstáculos pela frente. Correr em direção a um objetivo é um bom presságio, menos para os doentes, que neste caso, significa a morte. Se o sonhador quer correr e não consegue, pode-se prever dificuldades ou problemas de saúde. Correr para fugir corresponde a uma derrota futura. Indica também a fuga de uma ansiedade diante das causas de distúrbios aos quais não se consegue vencer.
CORRENTES – Este sonho de modo geral, é de mal pressagio; prenuncia obstáculos e doenças, quando não a prisão. É um aviso para que se mantenha de sobreaviso e tudo recear do futuro. Se se carrega correntes, sofrerá perdas e reveses imprevistos. Se se vir acorrentado, é que se acha impossibilitado de agir; se as quebra; isto pode significar ou uma ruptura ou um divórcio, ou ainda uma libertação bem sucedida.
CACHORRO – Sonhos com cachorros não são muito favoráveis. Se um cachorro de outra pessoa manifesta alegria, balançando o rabo, anuncia fraudes, que vigaristas tramam. Se latir ou morder, é sinal de adversidade para quem sonha, alguém nos trairá. Cachorros brancos predizem ataques de frente; os negros agem de surpresa. Um cão negro, também pode representar a presença de um espírito maligno, tentando o sonhador. A cadela representa uma mulher má, um cão latindo entre as pernas de uma sonhadora faz prever contendas com pessoas inescrupulosas. Um cachorro magro é sinal de que um de nossos parentes está precisando de nós. Cão raivoso é sinal de que haverá uma desgraça a menos que se consiga matar o animal antes do fim do sono.
CAMUNDONGOS – Eles anunciam de fato, a existência de uma dor secreta, que rói as forças vitais do sonhador. Sonhar com um camundongo deve obrigar o sonhador a cuidar principalmente de sua moral. Ver um só camundongo num sonho indica, ao homem, a influência exercida sobre ele por uma mulher: boa ou má, conforme seja bom ou mau o animal.
CAVALO – É inesgotável o simbolismo a respeito dos sonhos com cavalos. Citando apenas alguns, um cavalo negro relaciona-se com a morte; branco, indica falta de realismo, compensada por uma espiritualidade intensa. Castanho ou baio prova a existência de sólido instinto de humanidade. Se ele se empina, revela uma perturbação nas relações do eu e seus instintos, que se traduz num desarranjo da vida erótica. Alado, representa uma força espiritual e criadora que sabe elevar-se acima das contingências. Galopando, evidencia o instinto erótico que o sonhador não consegue dominar. Um cavalo que pertença à outra pessoa faz prever adultério e se é montado por outro, prova que se será enganado. Um cavaleiro anuncia a morte, assim como se o animal falar. Um doente que monta a cavalo verá seu estado agravar-se. Um cavalo indócil faz prever dificuldades e se o cavalo cair, luto próximo.
CORUJA – Outra ave, que poucas boas notícias traz. Ver uma coruja pressagia, no mínimo, uma estagnação nos negócios dos comerciantes. Roubo para os viajantes e tempestades para os que estão no mar. Ouvir o pio de uma coruja prediz calúnias, ou ameaça a um ente querido. Ver uma coruja pousando na casa do sonhador significa que ele deverá abandoná-la, mas se ela pousa no teto, ele certamente morrerá. Para os modernos, por ser uma ave noturna e que mora em cavernas, ela tem toda a representação do inconsciente humano, que por sua vez, assume lugar preponderante. Na verdade, ela se torna um porta-voz da consciência. Assim, conforme as circunstâncias do seu aparecimento e a personalidade do sonhador, deverá concluir-se que o sonhador ou deve empenhar-se em superar suas inibições e combater seus complexos.
CORVO – A mulher que sonha com um corvo, porá no mundo um filho louco. Sua aparição sempre prenuncia perigo de morte, e seu piado é sinal de enterro. Ver um grande número de corvos numa planície é sinal de miséria e fome. Sua presença só é favorável em raras exceções: se for caçado, o que faz prever boa colheita ou se aparece morto, o que é sinal de prosperidade. O mesmo acontece se no sonho ele fala. Nesse caso ele prediz uma solução feliz para os problemas. Sonhar com corvos deve fazer com que o sonhador desconfie do propósito de seus familiares entrem os quais poderá encontrar, ás vezes, pessoas habilidosas, mas de costumes duvidosos.
CHUVA – Para os árabes, sonhar com chuva só pode ser o símbolo da graça e misericórdia de Deus. As chuvas fortes e as tempestades anunciam prejuízos e riscos, exceto para os pobres, a quem elas fazem saber que seus males terão fim. A chuva clara é de bom augúrio. Se ela é suja, significa o contrário. Se chover na paisagem, tudo dependerá da atmosfera nela reinante. Uma chuva fria no inverno retarda os acontecimentos esperados. Chuva morna sobre uma terra florida anuncia que os desejos serão satisfeitos. Com um sol intermitente o prognóstico melhora ainda mais. Mas se as quedas inesperadas acompanham as chuvas, deve-se temer desentendimentos. Se uma chuva torrencial nos imobilizar, é sinal de que encontraremos obstáculos. Enfim, uma chuva sobre um túmulo, simboliza amor constante, que sobreviverá à morte do ser amado.
D
DENTES – Se os dentes são belos e bem dispostos, significam bons presságios, aumento de poder e riqueza. São também sinônimos de saúde. Dentes cariados fazem temer a perda de um parente. Poucos limpos, é que existe um elemento vexaminoso na família. Enfim, malcheirosos, anunciam discussões familiares. Um dente que cai sempre representa a morte, mas se cai na mão é sinal de nascimento que está para acontecer. Cuspir os dentes correspondem a transtorno inspirado por calúnias. Quem sonha que está desdentado, ficará como o único sobrevivente da família.
DEDOS – Representam os filhos, esposos, pais…Sonhar que os dedos aumentam de tamanho, é sinal de que haverá prosperidade. Porém, se os vê diminuir, perdas e danos. Sonhar com os dedos cortados ou paralisados significa problemas entre pais e filhos, perda de bens.
DEMÔNIOS – Sonhar-se com demônios geralmente é um sinal funesto. Se sua visão vem como normalmente é representado com chifres, rabo, etc, o sonhador será enganado por falsos amigos ou perseguido por uma pessoa “demoníaca”. Se ele persegue o sonhador, este terá sofrimentos. Se o arrasta consigo, está perto de ficar louco. Se o acaricia e se mostra amistoso, sua morte está perto. Quando se luta com um demônio e o vence, será vítima de maldade. Por fim, quando se mostra adulador, esta atitude prognostica uma traição feminina.
DRAGÃO – Um sonhador que veja um dragão dirigir-lhe a palavra, ou lhe dar presentes, poderá prever vultuosos benefícios. Mas aos doentes anuncia a morte. Ver um dragão sobrevoar sua cabeça é sinal de bom agouro, que melhora mais ainda se o sonhador parecer ter um à sua disposição. Vê-lo distante anuncia males. Quando o dragão é purulento e repugnante, é indício de perigos graves. Matar um dragão é desfavorável quando se ocupa um cargo elevado, porque se dará prejuízo a pessoa mais poderosa. Mas, para um homem pouco afortunado pode com isso prever ascensão social. Lutar com um dragão é conquistar sua energia inconsciente, o que proporciona, se o dragão for vencido, domínio total da vida.
E
ESTRELAS – Ver estrelas em sonho é ótimo presságio, exceto quando elas caem. Brilhantes e situadas bem alto no céu elas anunciam êxito. Pelo contrário, se são pálidas, ou se extinguem, se caem sobre a terra, a sorte e a felicidade fugirão de nós. Estrelas cadentes, conforme os intérpretes, trazem felicidade, ou perda de ilusões ou ainda ansiedades. De qualquer maneira, de maneira geral, ao contrário das tradições, que nos diz que quando vemos uma estrela cadente, podemos realizar nossos sonhos, uma estrela que cai, em sonhos, não é bom sinal.
ENTERRO/ ENTERRADO – Ver-se enterrado corresponde a perigo de imobilização sob uma forma qualquer: seqüestro ou prisão. Ser enterrado vivo significa que sofrerá calúnias ou qualquer outra desgraça. Existe um túmulo em cada um de nós: aquele que encerra nossas ilusões perdidas e nossas despedidas definitivas. Ter-se-á tendência a refugiar-se nele quando a vida parece sem saída, quando conflitos em aparência insolúveis nos mantêm prisioneiros. Espera-se que, no túmulo, se achará respostas para eles. Sonhar com seu enterro comporta uma esperança: a de sair mais forte dessa aventura.
EXCREMENTOS – Prediz fortuna para aquele que se vir sujo de excrementos de um homem rico. É também sinal favorável defecar em lugar retirado. Há de se obter proveito com um sonho em que se veja ajuntar excrementos de vaca, esterco de cavalo e os dejetos mais diversos. Os antigos consideram também que os excrementos significam riqueza, ouro e prata, seja quando são contemplados ou quando neles se escorrega, ou ainda quando se está sujo deles. Sonhar com defecação permite prever que se ficará livre de aborrecimentos. Contudo, se defecar na cama, em sonho, irá separar-se rapidamente de seu parceiro.
ESCADA – A escada é o símbolo da partida e da mutação. Um homem que sobe uma escada prepara o seu avanço no domínio material ou espiritual, conforme o estado e a altura da escada visto em sonho. Mas vê-la simplesmente, ou o ato de se sentar em seus degraus, faz pressagiar aborrecimentos. No alto da escada encontra-se o alvo a atingir, que proporcionará honrarias e riqueza. Subir representa, pois, uma esperança de alegria, de melhoria. Cair da escada, ao subir, significa que se está perto de um fracasso. Se no sonho se vê uma escada de corrimão frágil, ou com falta de degrau, deve-se ver nisso uma indicação de que falta equilíbrio ao nosso psiquismo. A partir da segunda metade da vida, observam-se sonhos com escadas em caracol. Estas giram em torno de um eixo, que deve ser considerado, tanto do ponto de vista material como espiritual, como formando um eixo de nossa vida, isto é, dados essenciais de que é fundamental não se afastar.
ESPELHO – Ver- se um espelho é bom presságio, anunciando, em geral, casamento ou nascimento. Um espelho que não reflita imagem alguma só é favorável se a superfície brilhar. Pálido, anuncia aborrecimentos. Se quebrar um espelho é sinal de aborrecimentos ou luto. Se for o próprio sonhador a quebrar corresponde à recusa em reconhecer seus erros. Por fim, se um doente ver sua imagem refletida, com aparência pálida e desfeita, morrerá.
ESPINHOS – Sonhos desses predizem injúrias e calúnia. Mulheres insultarão o sonhador. Moitas espinhosas prenunciam sofrimentos, porque representam pessoas invejosas e más. Arrancar um espinho do próprio corpo pressagia a supressão daquilo que incomodava o sonhador. Contudo, sonhar-se que se fere com o espinho de uma roseira, significa que a pessoa se sairá bem de uma situação embaraçosa.
F
FOGO – Se o fogo é moderado e queima sem fumaça, estão em vista o bom êxito e a fartura. Apagar-se um fogo, pressagia uma renúncia, uma decepção amorosa. A fumaça que se desprende do fogo anuncia prejuízos, más notícias. Para Freud, o fogo que aparece nos sonhos como símbolo universal da libido. Representa onde os contrários se encontram: destruição e purificação; perigo e prazer; paraíso e inferno; paixões humanas e divinas.
FILHOS – O significado mais freqüente é um desejo de maternidade, ou, mas raramente de paternidade, no caso do sonhador ser homem. Ver um menino bonito é sinal de felicidade. Se estiver ferido ou doente, esta visão pressagia angústia e tristeza. Se o sonho mostra uma criança abandonada, sofrendo, o psiquismo do sonhador está ameaçado no futuro e a situação é ainda mais grave se a criança estiver morta.
FLORES – Um belo ramalhete representa uma grande afeição. A rosa é favorável, em geral anuncia muitas alegrias. O cravo é sinal de fidelidade durável. A violeta, que encarna a falsa modéstia, evidencia falta de franqueza da parte de quem a oferece. A margarida significa a inocência, mas se alguém a desfolha, as lágrimas estão próximas. O lírio, em razão de sua perpétua virgindade, anuncia o fracasso. A orquídea faz prever paixões exóticas. O lilás refere-se aos primeiros amores. A papoula vermelha faz prever uma conduta da qual a pessoa ficará envergonhada. A tulipa aconselha a tomar iniciativa nas relações sentimentais. O jacinto diz que está cercado de boa vontade, da qual se deve aproveitar a chance. Se a flor estiver seca, pressagia transtornos, e se for pisada pelo sonhador, o gesto indica em estado de revolta contra a sexualidade ou contra as leis sociais.
G
GALINHA – Ver uma galinha gorda promete felicidade no amor, e quando ela põe um ovo, um acontecimento feliz está para se dar. Quando se a ouve cacarejar, sinal de se fazer um rico casamento. Quando ela está acompanhada do galo ter-se-á vida confortável, mas rotineira. Se ela está rodeada de ovos, a prosperidade está para acontecer ao sonhador. Porém, se ela foge tomada de pânico, significa que o sonhador está com as idéias em sua mente muito confusas, e por isso prefere fugir.
GALO – Quando se vê um galo de bela aparência, cercado de suas galinhas, é que terá sucessos amorosos. Se o sonhador o ouve cantar, terá êxito em seus empreendimentos. Ser atacado por um galo significa que será vítima de uma briga, mas vê-los brigando entre si representa uma rivalidade que divide a família em dois clãs inimigos. Por fim, o fato de comer um galo anuncia sofrimentos.
GATO – O gato simboliza a natureza felina da mulher, a volúpia, mas também a disputa e a perfídia. Sua presença em sonho anuncia libertinagem, traição ou adultério. Se ele se esfrega em nós, representa um carinho interessado. Se ele dorme, é sinal de que os inimigos nos deixarão em paz, pelo menos por algum tempo. Pode significar também um estado de ansiedade, principalmente se ele for preto.
GAVIÃO – As aves de rapina, se interpretam como homens fortes, dominantes e tiranos. Caçar um gavião, terá um filho como membro do governo. Comer sua carne é sinal de economia de um homem cuidadoso. Ver um gavião sobre uma árvore ou rocha representa muitos benefícios e vê-lo voar em linha reta: triunfo sobre os inimigos.
H
HABITAÇÃO – Um lar, uma casa podem ter diversos significados. A casa dá sentido da família do sonhador: as colunas são os filhos, as janelas as filhas. As partes salientes representam os seios de uma mulher. Casas desconhecidas podem representar túmulos. O sótão representa a cabeça o piso a região do coração, o terraço o sexo e os corredores o tubo digestivo. Entrar numa bela casa corresponde a um acréscimo de bens. Mandar construir uma, revela a prosperidade futura. Vê-la queimar anuncia prejuízos e ver uma casa em demolição, significa uma perda considerável, a não ser que seja reconstruída. Verem-se cômodos vazios, freqüentemente tem ligação com o estado psíquico.
HOMEM – Variam na forma em que o homem se apresenta: alto: protetor. Baixo: pessoa invejosa. Magro: amigo incorreto. Nu: situação de desamparo. Mal-vestido: proposta de negócio aceitável. Falar com um: incertezas futuras. Vestido de branco: dinheiro. De preto: grande falta de dinheiro. Robusto: ciúme. Gordo: prosperidade. Corcunda: uma grande ilusão.
I
IGREJA – Representa sabedoria e piedade. Orar numa igreja anuncia o retorno ao bom caminho. Representa também, a dor de um problema a se resolver, onde se busca a igreja para receber as respostas necessárias. Dependendo de como se sentir dentro da igreja, representa um cárcere, uma penitência.
INCÊNDIO – Se o incêndio se dá numa caverna, é que não se cuida suficientemente de suas forças vitais e reservas. Se o incêndio está rasteiro, o equilíbrio está ameaçado. Se ocorrer num pavimento superior, deixa-se levar muito de bom grado a suas paixões. Finalmente, se pega fogo no sótão, sofre-se os impulsos das paixões sem passá-los por exame crítico.Os modernos vêem no incenso um drama da comunicação. Existe um desejo de envolver, mas à maneira da labareda que, com uma tendência sádica, envolve e devora. Se o fogo consome uma estrebaria, que é o lugar dos instintos, a ameaça é grave sobre a organização de sua vida.
INFERNO – Sonhar com inferno sem sentir qualquer mal físico pressagia adversidade. Quando a pessoa se vê no Inferno, sofrerá decepções sentimentais. Se sair de lá, ficará livre de males que sofria há muito tempo. Fugir de lá depois de ter sido obrigado a lá entrar pressagia que se podem superar os obstáculos. O inferno quase sempre simboliza um problema importante da vida. Para os modernos simboliza uma mãe terrível, ao passo que o diabo enseja uma interpretação masculina e paterna.
J
JARDIM – Todo jardim coberto no fundo de casa representa segurança, magnanimidade do dono da casa. Símbolo também de perdão. Ver-se regando um jardim, significa voltar ao seio da família. Ver que seu jardim é regado por outro, porém, significa traição. Ver-se sozinho num jardim, traduz heroísmo. O jardim, em geral, reflete a vida de seu dono, ou daquele que cuida das flores. Assim, conforme sua aparência, haverá a tradução de como se encontra o psíquico do sonhador. Os grandes jardins desconhecidos são imagens do paraíso. Sonhar que se entra num deles, é de bom augúrio quanto ao Além. Comer frutos de seu jardim significa esperar riquezas.
L
LUZ – Quando são vistos muitos focos de luz, é sinal de lucro. Mas uma única claridade dissipando a escuridão reinante faz prever que se encontrará ajuda eficaz e imediata para resolver as dificuldades. Há uma equivalência entre a luz sonhada e o estado de clareza do espírito: violente, ela reflete vida espiritual intensa. Se for luz pálida, a vitalidade decresce paralelamente. Na velhice, ela demonstra dúvida, incerteza, falta de confiança em si. A luz simboliza também a transcendência.
LUTO – O sonho com luto de modo algum anuncia a morte de alguém. O luto significa estar em curso uma mutação intelectual que começa obrigatoriamente por uma rejeição. Mas pode-se também lastimar um sentimento, amor ou amizade que se esperava que durasse ainda, ao passo que já morreu. Os antigos dizem que se ver vestido de luto pressagia um aumento de bens. As lágrimas derramadas fazem com que a angústia se dissipe e dê lugar à esperança de alegrias.
LÂMPADA – Sonhos com lâmpada referem-se à mulher do sonhador, a seus sentimentos amorosos, , mas , sobretudo aos bens e à saúde. Uma lâmpada que difunda uma luz possante iluminando a casa do sonhador, prediz que ele se tornará rico. Se a luz se extingue e o sonhador a reacenda, sua casa mudará de ocupante. Se o próprio sonhador a apaga, será responsável por um prejuízo nos seus negócios. Podem representar também uma conversão espiritual ou religiosa.
LAREIRA – Sonhar que se acendem facilmente os gravetos na lareira, prediz o nascimento de uma criança. Uma lareira, onde queima um fogo vivo, faz prever uma grande fortuna, mas se é extremamente ardente, é sinal que se vai mudar de casa. Apagado, haverá profundos aborrecimentos. Quando se o acende, tal sonho corresponde ao fato de dilapidar seus bens.
M
MÃO – Lavar as mãos em sonho é sinal de egoísmo e indiferença para com os outros. Perder vários dedos de uma mão significa traição de um amigo. Um ferimento na mão pressagia retardamento de atividade. Se a mão for vista mordida por um animal, deve-se ver nisso prova de má organização em sua vida, e recear perturbações de saúde daí resultantes. Quando se vê uma mão cortada, um amigo ou irmão, partirá ou morrerá.
MORRER – A morte não significa obrigatoriamente a eminência da morte física. Pode-se tratar da morte de uma amizade ou de um amor a que se resiste. Ou então, da morte de algo que deverá ser renovado na vida do sonhador, para dar lugar a uma evolução psíquica. A tradição popular admite, como os antigos, que ver um morto, em sonho, é símbolo de mudanças radicais. Ver uma morte violenta ou por crime, trata-se então de forças vitais perdidas, de valores preciosos extraviados que teria podido salvar se tivesse sido suficientemente atencioso.
MAÇÃ – Maduras, doces e suculentas são prenúncios de prazeres de amor, sobretudo para aqueles que procuram um parceiro. Verdes e ácidas, uma contenda, discussões e discórdias. Sonhar que se tem uma maçã na mão, ou que se a come, anuncia que a sorte reservada a seus projetos estará em função do frescor, gosto e aroma desta fruta. Mas uma maçã caída sugere o fracasso de um projeto amoroso. Finalmente, uma maçã podre prenuncia numerosos desentendimentos.
MAR – Ver-se um mar tranqüilo e transparente, é sinal de felicidade, e bons negócios. Agitado e turvo, faz-se prever aborrecimentos e dor. Deixar-se submergir pelo mar prova que se deixa transbordar na existência. As águas do mar refletem um desejo de libertação inconsciente, cuja profundeza corresponde à profundeza do mar. Navegar num mar corresponde a um desejo de aventura. Uma tempestade é sinal de inquietação. E ver-se afogando no mar, trata-se de um desejo de se desembaraçar de aborrecimentos. Como o mar representa travessias, sonhos com ele podem representar um desejo de renovação.
MONTANHA – A imagem de uma montanha corresponde a um projeto importante. Se uma pessoa sobe nela, irá realiza-lo com mais ou menos êxito, conforme a facilidade da subida. Descer uma montanha corresponde a uma renúncia, mas se a pessoa cai ou rola até embaixo, é que calculou mal as suas possibilidades. Quando se caminha por uma facilitada por um clarão de luar, o sonho é favorável aos amores atuais.
MACACO – O macaco é um animal insolente, berrador, cuja vista em sonhos enseja contendas, vigarices e desentendimentos. Ver um macaco em casa pressagia aborrecimentos causados pelo descuido de amigos pouco firmes. Mas se ele se acha numa árvore, trata-se de inimigos astuciosos que quererão mal ao sonhador. Mantê-lo pela mão significa que se é enganado por pessoa sem escrúpulos. Finalmente, o macaco também pode assumir o sentido da astúcia feminina e de sua infidelidade.
N
NEVE – Considerando o frio, as chaves dos sonhos coincidem com as opiniões antigas. A neve é então mau presságio e precede a tristeza e dificuldades nos negócios. Sua brancura, pelo contrário simboliza a pureza de coração, a virtude, a virgindade, o misticismo. Ela deve ser interpretada de modo favorável, se cair abundantemente. Quando o sol aquece a paisagem o presságio é ainda melhor. Os sonhos com neve representam o frio que está na alma. Na maioria das vezes, simbolizam um estado de introversão do espírito na dor e na solidão.
NUVENS – Brancas e leves em céu claro, elas anunciam aborrecimentos superficiais e passageiros. Cinza e cobrindo todo o céu, indicam complicações sérias de saúde e negócios. Enfim, negras e de aspecto tempestuoso, serão precursor de discórdias, mas que embora, violentas, poderão ser apenas passageiras.
NUDEZ – Ver-se nu e sentir uma impressão de vergonha significa que se é socialmente inadaptado. Se, pelo contrário, sente-se à vontade, esse sonho corresponde a um desejo de liberdade. Uma pessoa que se veja nua num sonho pode sentir-se inteiramente à vontade. É que existe então no que dorme uma tendência narcísea. Em todos os casos, esses sonhos dão provas de um desejo de obter maior vitalidade e melhor equilíbrio social.
O
OLHOS – Sonhar que se tem três quatro ou mais olhos, são bom sinal. Sonhar que os olhos ficam grandes e belo é um presságio favorável para os bens, a riqueza, a felicidade do sonhador. Porém, se os olhos estão com aparência purulenta, à doença não está longe. Olhos injetados anunciam o destempero ou a cólera. Se estiverem esbugalhados, existe um receio de doença quanto a uma pessoa amada. Olho direito: homem, olho esquerdo: mulher.
OURO – Achar objetos de ouro, ou o próprio ouro, sobretudo, se estiver em pepitas ou em lingotes, anuncia prosperidade e dignidade. Porém perdê-lo ou gastá-lo pressagia desgraça. O ouro representa também uma iluminação interior. Fazer ouro representa transformar o próprio alquimista interno.
OVOS – Possuir ovos anuncia lucros. Achar ovos é sinal de noivado e união. Receber ovos haverá um nascimento. Comer ovos crus significa uma infidelidade, se estiverem cozidos, é sinal de êxito. Se estiverem duros, uma necessidade de carinho. Vender certa quantidade de ovos pressagia êxito. Por fim, se uma pessoa estiver suja de ovo significa que sofrerá uma perseguição.
P
PRATA – Como o ouro, a prata é considerada elemento favorável pela tradição popular. Sobretudo se aparece em forma de lingotes, sendo vista e contada, ou se é achada por quem sonha. Adquire o sentido contrário quando é perdida, quando é vista ajuntada por outra pessoa, ou quando é dissipada. A prata deve ser entendida como energia disponível, obra, valor pessoal. É uma força e constitui um valor psíquico que exige seja investido. Nos sonhos de uma mulher, a prata da bolsa pode assumir um significado erótico: é sua reserva de amor.
PÃO – Sonhar com pão é favorável, com matizes conforme a natureza do pão. Se branco: haverá êxitos pessoais. De cevada, a pessoa gozará de saúde; de centeio: receberá dinheiro. Mas se forem pães pequenos, os benefícios esperados serão escassos, e se o pão for negro, seco ou bolorento, a pessoa viverá um período penoso. O pão cortado permite avaliar previamente a longevidade, porque inteiro ele significa um século. A avaliação se baseará na porção mais ou menos importante que restar dele. Os sonhos com pão simbolizam o que é necessário e, por isso, excluem o luxo. Sua significação é, pois, no todo, favorável para o espírito: anunciam que o sonhador saberá conseguir o que lhe falta.
PEIXES – Pescar peixes de água doce significa que se realizará um desejo acalentado no coração. Sonhos com peixes são todos muito favoráveis, salvo raras exceções. Ver peixes bem vivos pressagia êxito em todos os projetos. Comê-los evidencia uma vitalidade crescente. Mas, ver-se peixes mortos boiando na água, é inútil perseverar em suas intenções, porque está destinada a cruel decepção. Encontrar um peixinho dentro de outro, representa nascimento. Peixes fora da água, num lugar diferente, simbolizam a queda de vitalidade de um indivíduo que não se encontra em seu elemento.
POÇO – Sonhar que se encontra um poço em sua propriedade faz prever uma fortuna garantida. Tirar água de um poço anuncia um casamento próximo, feliz se a água for clara, infeliz se a água estiver turva. Ver um poço é sinal favorável, se estiver cheio, mas de mau agouro se a água estiver baixa. Se o poço transborda, a pessoa será vítima de indiscrições. Cavar um poço anuncia um trato agradável com uma mulher, mas tapá-lo dá a temer uma doença grave para sua esposa. Jogar alguém no poço representa um perigo de morte para o que dorme. Cair num poço é sinal de que a morte ronda em volta da família, a menos que se consiga logo sair dele: trata-se então de uma experiência, da qual se poderá tirar partido.
PORTA – A porta representa a passagem de uma situação para outra. Por isso, podemos entender o sonho, conforme a dificuldade de se passar por esta porta. Portas abertas sempre são bons sinais, mas com cadeados, é sinal de que os amigos estão abandonando. Portas que perdem suas fechaduras, ou que queimam, anunciam a morte do sonhador.
PRISÃO – Ver uma prisão de longe faz prever preocupações, temperadas pelo fato de que se sente de fora, isto é, livre. Quando se vir encerrado nela, a atividade será limitada por algum tempo. A única amenizará possível neste prognóstico é que o sonhador que consegue sair da prisão antes do fim do sonho saberá apreciar melhor sua liberdade reencontrada. Representa por vezes, a um desejo de solidão e meditação, necessários para resolver seus próprios problemas.
R
RAIO – Um raio visto em sonhos, para um viajante, anuncia sua próxima volta ao lar. Mas quando cair em nossa casa anuncia sério infortúnio, perda de situação, ou a morte de um membro da família. Ser ferido por um raio é o indício de uma renovação total de sua existência, ocorrendo em conseqüências de fatores imprevistos. Muitos consideram ser a chegada de um amor súbito e irresistível.
RELAÇÕES SEXUAIS – Se um homem se vê em sonho tendo relações com sua mãe, seus concidadões lhe darão boa acolhida. Se se trata de sua irmã, recebera notícias que o alegrarão. Entre os sonhos negativos, se uma mulher sonha que um asno se une a ela, é sinal que será punida por uma falta grave. Se for um cavalo, será violenta com seu marido. Se for um bode, ela morrerá em seguida. Os sonhos incestuosos são interpretados como favoráveis, a não ser que a amante seja sua esposa, o que é um mau agouro.
RECIPIENTES – O oferecimento de um copo de água promete uma surpresa feliz. O beber significa casamento. Um copo cheio faz prever uma gravidez, mas, quebrado, continua de mau agouro: um parente encontrará a morte. Muitos consideram que no recipiente, esconde-se a alma humana. Se estiver cheio o equilíbrio psíquico do sonhador está realizado, mas se estiver vazio é motivo de preocupação, sob pena de acumular confusões mentais.
RIO – Considera-se o rio como o símbolo do curso da vida do sonhador. Nessas condições, navegar agradavelmente em águas tranqüilas evidencia uma vida pacata. Se existirem numerosos afluentes, haverá dificuldades passageiras. Se o rio for conturbado, a vida será tumultuada. Ver o rio sair do leito é uma ameaça de perigos; seco, é sinal de pobreza; lamacentos negócios tão confusos quanto eles; com um esguio filete de água, quer-se mais do que se pode. Ser lavado pela corrente do rio fará nascer pensamentos de suicídio. Cair no rio é sinal de azar por perto.
S
SOMBRA – Achar-se na sombra é sinal de mediocridade, mas quando se muda de lugar para ir de encontro ao sol, a atitude é favorável e anuncia melhora da situação. Assim sendo, a sombra torna-se imediatamente o posto e simboliza a tristeza, a obscuridade e a depressão. Porém, encontrar-se debaixo de grandes árvores, à sua sombra, prevê que se conseguirá, provisoriamente afastar a maioria das preocupações.
SANGUE – O sangue é a força vital e constitui de acordo com a opinião dos antigos, o sustento da vida. Beber sangue pressagia a morte de seus inimigos. Vomitar sangue anuncia ao pobre que ele receberá dinheiro em abundância. Se o sangue está estragado, deve-se temer uma doença. Se ele corre para o chão, é morte de um filho. Ver-se sangrando em abundância também é sinal de que receberá um presente valioso. Sangrar um animal se enriquecerá rapidamente e sua saúde passará por uma melhora considerável.
SEIOS – Se o seio for de bela conformação, é bom augúrio para a saúde e fortuna. Se deformados, caídos, pressagiam doença e perigo para um filho. Se forem ulcerados, a saúde de quem dorme está em risco. Se forem recobertos de pelos predizem a viuvez para as mulheres, mas a força para os homens. Um ferimento no seio anuncia aos jovens, um amor a chegar.
SERPENTE – Ver uma serpente de aspecto benigno indica aumento de vitalidade. Achá-la num lugar oculto quer dizer que se dá força a uma pessoa de mau caráter. Ver uma serpente na sua cama evidencia envolvimento com uma mulher de má índole. Matar uma serpente representa vitória sobre pessoas que nos querem mal. Uma serpente que morde a própria cauda é a imagem de uma confusão de idéias do sonhador, que redundam numa solução prática. Para muitos estudiosos, a serpente também representa a vida, sua renovação, assim como as serpentes trocam sua pele.
T
TRIBUNAL – Um doente que sonha estar num tribunal sofrerá, em seu estado uma recaída gravíssima. Para os antigos, sonhar-se com um tribunal dá a recear aborrecimentos e dificuldades. A vida íntima será exposta ao conhecimento de todos e são exumadas todas as pequenas e grandes faltas que se pode cometer. Se o sonhador se encontra numa posição de juiz, pode estar certo de ganhar uma questão. E também, quando se sonha com um juiz desconhecido que pronuncia uma sentença a nosso respeito, seja ela boa ou má, deve-se crer nela, porque o juiz desconhecido só pode ser Deus.
TREM – Uma viagem de trem que se efetue agradavelmente e sem incidentes, prenuncia uma conquista de negócios. Mas se a pessoa perde o trem, impedimentos de última hora surgirão como obstáculos. Se se vê passar um trem, é sinal de notícias, boas, se o trem é rápido e mostra vagões novos; más notícias, se aparecer lento, velho e sujo. Quando o trem passa por uma paisagem árida e abandonada, se ficará privado de uma afeição querida. Se o sonhador vê um descarrilamento, deve prever prejuízos em dinheiro, no caso em que os danos sejam apenas materiais; mas se houver feridos, deve-se recear pela saúde de seus familiares.
V
VACA – As vacas gordas são um símbolo da fertilidade e as magras, sinal de miséria. Quanto mais claras maiores a riqueza. Se estiverem acompanhadas de bezerros, a fortuna será garantida. Quando se cuida delas, poderá se obter sem dificuldade um benefício apreciável, e se o sonhador monta numa o prognóstico é favorável. Os sonhos com vaca, só serão desfavoráveis, se ela parecer furiosa e por fim doente, ou morta. Em todos esses casos a segurança material do sonhador está em perigo.
VERMES – Quando um homem expulsa um verme pelo ânus ou pela boca, o sonho significa que ficará livre de pessoas de sua família que o estão caluniando ou que se preparam para causar-lhe danos. Os vermes são, em geral, de prognóstico desfavorável, anunciam contendas e prejuízos causados por inimigos. Matar vermes, representa livrar-se de um mal.
Sonhos Bizarros
Crick and Mitchison propuseram que a função do sonho é eliminar certas formas indesejáveis de interação entre células no córtex cerebral que pudessem ser danosas ao cérebro. Eles sugeriram que os sonhos pudessem ser um mecanismo de desaprendizagem ou esquecimento, onde, nesta situação, as associações são enfraquecidas. “Nós sonhamos para esquecer”, escreveram os autores, isto é, nós sonhamos para reduzir a fantasia e a obsessão.
Esta teoria prediz que falhas na habilidade em processar o sono R.E.M, podem causar fantasias, alucinação e obsessão. Eles também acreditam que o cérebro necessita se livrar de informações processadas durante o estado de vigília, e os sonhos seriam um canal de eliminação destas informações para o ajuste do cérebro. Os responsáveis pela busca deste equilíbrio, seriam estruturas especiais do cérebro.
Em estudos com simulação neural em redes de computadores, uma avançada tecnologia em neurociências computacionais, que é acreditada ser operada similarmente no cérebro, os autores demonstraram que as redes se tornam carregadas quando se tenta armazenar nelas, um número excessivo de informações. Neste caso, a rede produz associações bizarras (podendo-se comparar com as “fantasias” dos sonhos), e ela tende a recorrer ao mesmo resultado, quaisquer que sejam os dados entrados (obsessão), e pode responder a sinais de entradas inapropriadas os quais normalmente não eliciam respostas (alucinações). Esta teoria prediz que falhas na habilidade em processar o sono REM, podem causar fantasias, alucinação e obsessão.
Sonhos Emocionais
Sonhos emocionais podem refletir a personalidade do sonhador, bem como a sua situação, no estado de alerta. Eles podem expressar preocupações, desejos, insegurança, idéias grandiosas, ciúmes, amor, medos e outros sentimentos ou sensações, revelando por meio disto, diferentes aspectos do estado mental das pessoas. Evidências desta observação foram demonstradas por Rosalind Cartwright , em um estudo que envolvia sujeitos separados e divorciados. Estes indivíduos eram acordados durante o sono REM para reportarem seus sonhos. Em 70 indivíduos estudados, o conteúdo do sonho estava fortemente relacionado com a maneira pela qual aquela pessoa estava lidando com a crise em questão (o divórcio)
Crick and Mitchison sugerem que a prevalência da emocionalidade nos sonhos pode ser característica somente de sonhos que são lembrados, dado que os indivíduos são acordados pelos sonhos devido à ansiedade associada com eles. Nestes casos, o processo de aprendizagem e de esquecimento se reverte para uma aprendizagem positiva e então a sua recorrência pode ser explicada. Esta possibilidade pôde ser testada observando que os sonhos registrados de pessoas “artificialmente” acordadas durante um experimento mostrava uma diminuição na proporção de temas relacionados à ansiedade.
Sonhos Com Atos Antissociais e Com Pessoas Mortas
No estado de vigília, o córtex analisa com precisão os impulsos que chegam dos vários órgãos receptores do sistema sensorial, chegando a uma decisão e gerando uma resposta integrada como, por exemplo, o movimento do braço (ação do órgão efetor) pegando uma faca. O córtex se manifesta também na inibição deliberada de ação (por exemplo, arremessar a faca em direção a uma pessoa).
Para Kleitman, no processo do sonho, o mesmo tipo de atividade cortical se processa em um nível inferior de desempenho. A análise dos fenômenos é falha, a memória traz confusamente o passado ao presente; o sonhador reconhece uma pessoa falecida, mas aceita a sua presença sem surpresas. Conseqüentemente, a integração da resposta cortical é incompleta e o sonhador é muitas vezes levado a cometer imaginariamente atos anti-sociais. Felizmente, os impulsos do córtex adormecido morrem a caminho dos órgãos efetores e nada de mal acontece. Depois de um despertar súbito, mesmo as pessoas normais podem ficar confusas e agir de forma desordenada durante algum tempo.
Movimentos Corporais Durante os Sonhos
Alguns dos movimentos corporais estão relacionados com o conteúdo do sonho. Edward Wolpert, da Universidade de Chicago, prendeu eletrodos aos membros de sujeitos adormecidos e registrou os potenciais elétricos de ação (força exercida em uma partícula eletricamente carregada) dos músculos. O registro de um de seus sujeitos mostrava uma seqüência de atividade motora primeiro na mão direita, depois na esquerda e finalmente nas pernas. Acordado imediatamente depois, o sujeito relatou que sonhara ter levantado um balde com sua mão direita, transferindo-o para a mão esquerda e então começado a andar. Estendendo-se ao sonambulismo, ele especula que este distúrbio pode ser uma expressão extrema de tal defluxo motor para as extremidades.
A Natureza Evolutiva dos Sonhos
Jonathan Winson sugere que os sonhos refletem uma estratégia individual para a sobrevivência. Para ele, a natureza do sonho REM sustenta um argumento evolutivo. Durante o dia, os animais processam informação em seus cérebros para poderem andar e movimentar os olhos, no caso de se alimentarem, se defenderem contra predadores, etc. Durante a noite, ao processar novamente aquelas informações durante o sono REM, tal reprocessamento não seria facilmente separado da locomoção, pois isto demandaria uma grande revisão da circuitaria cerebral. Então, para manter o sono, a locomoção deve ser suprimida inibindo neurônios motores (aqueles que promovem a locomoção). Os movimentos oculares, por sua vez, não necessitam ser suprimidos porque sua atividade não atrapalha o sono.
Outras teorias sustentam que os sonhos podem refletir um mecanismo de processamento da memória herdado de espécies inferiores, no qual a informação importante para a sobrevivência reprocessada durante o sono REM é necessariamente sensorial. De acordo com nossos ancestrais mamíferos, os sonhos em humanos são sensoriais, principalmente visuais. O cego congênito tem sonhos auditivos, e aqueles que perdem esse sentido, gradualmente perdem a habilidade de sonhar visualmente.
Neurobiologia dos Sonhos: Atividade Elétrica
As evidências neurofisiológicas indicam que o sono não se constitui apenas em uma espécie de repouso cerebral, mas também em estágios distintos de atividade neuronal.
Aproximadamente 90 minutos após o início do sono, várias mudanças fisiológicas abruptas podem ocorrer. O EEG (eletroencefalograma)
se torna dessincronizado, mostrando baixa – voltagem, um padrão de atividade rápido, similar, mas não idêntico, àquele do estado de alerta. Como resultado, este estado de sono tem também sido chamado de sono paradoxal, sono ativo, e sono dessincronizado.
Os estágios básicos do sono, por convenção, são divididos em dois tipos principais: REM (Rapid Eyes Movement, o sono dos sonhos) e Não REM (NREM). Estes dois tipos são geralmente quebrados em cinco estágios: um, dois, três, quatro e REM. Em cada estágio, as ondas cerebrais se tornam progressivamente maiores e mais lentas, e o sono se torna mais profundo. Após alcançar o estágio 4, o período mais profundo, o padrão se reverte e o sono se torna progressivamente mais leve até o sono REM, o período mais ativo, ocorrer.
Este ciclo ocorre tipicamente aproximadamente uma vez a cada 90 minutos. Aproximadamente 75% do sono total é gasto em sono não -REM. Uma boa noite de sono depende do equilíbrio apropriado destes componentes.
Quando o indivíduo torna-se sonolento, as ondas alfa e beta vão gradualmente cedendo espaço para outras ondas de baixa amplitude conhecidas como ondas teta (quatro a sete por segundo). No sono leve, as ondas teta predominam e há o aparecimento dos chamados fusos do sono (feixes de atividade elétrica sincronizada de 12 a 17 HZ).
À medida que as fases se sucedem, o sono torna-se cada vez mais profundo, e o indivíduo torna-se cada vez menos reativo aos estímulos sensoriais.
Por que não Atuamos Durante os Sonhos?
Imagine que ‘catástrofe’ não seria, quando, ao dormirmos e sonharmos, não tivéssemos mecanismos cerebrais que inibissem nossos movimentos e ação!
Quando estamos dormindo, nós possuímos um mecanismo adaptativo que nos protege de injúria contra nós mesmos contra outras pessoas. Os mesmos mecanismos do tronco encefálico que controlam os processos do sono na parte frontal do cérebro, também inibem os neurônios motores espinhais, prevenindo assim, a atividade motora descendente, de expressar movimentos.
Pessoas que atuam durante seus sonhos, apresentam um raro distúrbio conhecido como Distúrbio do Sono REM. Estas pessoas freqüentemente se injuriam a si próprias ou pessoas próximas a elas. A base para este distúrbio parece ser a desconexão de sistemas no tronco encefálico que medeiam a atoni
(Bear e al.).
Lesões experimentais em certas partes da ponte podem causar uma condição similar em gatos. Durante os períodos REM, eles parecem estar caçando camundongos, ou investigando intrusos invisíveis.