Dicas de Ouro para lavar a roupa corretamente


Como lavar as roupas corretamente?

10 dicas para lavar roupas na máquina de lavar

Quando a gente vai se aventurar na lavagem das nossas roupas, podemos cometer erros básicos que podem acabar estragando nossas queridas roupas.

Imagine manchar aquela camiseta que você gosta tanto, ou ver manchas horríveis naquela calça jeans descolada e que você curte tanto.

Dicas de Ouro para lavar a roupa corretamente

Sempre existe a primeira vez, inclusive na hora de lavar as roupas. E, acaba que todo mundo já teve que medir a quantidade de sabão pra colocar na máquina de lavar e ficou em dúvida se a quantidade era suficiente.

Mas, os cuidados com lavagem de roupas geralmente são transmitidos por gerações de mãe pra filha, ou da vovó esperta, mas nem sempre as dicas caseiras são as melhores amigas das roupas.

10 Dicas de Ouro para lavar a roupa corretamente
10 Dicas de Ouro para lavar as suas roupas corretamente

  1. Separe as roupas conforme as cores.
    Comece separando as roupas coloridas e as escuras: a grosso modo, as roupas podem ser separadas na ordem de primeiro as roupas brancas, depois tons de bege e pasteis, seguindo pelas cores médias e por fim, as cores escuras.
  2. Verifique todas as etiquetas, elas trazem informações importantes dobre como lavar aquela peça.
    Como lavar a roupa corretamente
  3. Proteja as peças mais finas e delicadas.
    Nem precisa falar que o cuecão do marido aguenta mais pancada na máquina que o seu lindo robe de seda rss. Separe as peças delicadas para lavar a parte ou a mão.
  4. Remova certas manchas na pré-lavagem.
    Existem produtos no mercado específico para pré-lavagem que ajudam a  tirar aquele aspecto sujo das roupas e eliminar manchas com mais facilidade.

    Dica: encha o tanque (ou uma bacia) de água e despeje um pouco do detergente prélavagem da sua marca preferida. Deixe de molho por no máximo 15 minutos e, depois, esfregue bem com as mãos.

  5. Escolha a temperatura ideal.
    Você sabia que a água fria, isto é, em temperatura ambiente, algo em torno de 26°C, é ideal para a maioria das peças de roupa: algodão, lycra, seda e tecidos delicados!
  6. Adicione a quantidade certa de produto.
    Máquina de 5 a 8kg:Sabão em pó de boa qualidade, use 2/3 de copo americano
    Para sabão Líquido: 1 tampa do liquido

    Se a sua máquina for 9kg ou maior:

    Sabão em pó de boa qualidade: 1 copo americano
    Sabão Líquido 1+1/2 tampa

  7. Ajuste o nível de água.

  8. Agrupe as roupas com tecidos delicados, que pedem programas de lavagem mais leves. Entram nessa categoria as roupas íntimas, roupas de bebê e peças de tecidos finos ou algodão puro.
  9. Divida as roupas brancas e claras (peças em tons pastéis, claros e creme também entram aqui) das coloridas e com estampas mais fortes.
  10. Organize levas de lavagem com peças maiores e mais pesadas da mesma categoria. Ou seja: uma para jeans, outra para toalhas de rosto e banho, uma só para roupas de cama, toalhas de mesa, panos de prato e assim por diante.

Ciclos de lavagem da máquina de lavar

Confira abaixo os ciclos mais comuns:

Programa Delicado ou Suave:
peças mais sensíveis, como roupas íntimas, roupas de bebê, tecidos finos e de algodão.

Programa Rápido:
roupas do dia a dia que não estão muito sujas, como as roupas que você usou um dia só para trabalhar, por exemplo.

Programa Normal ou Dia a Dia:
roupas brancas ou claras (em algumas máquinas de lavar, pode existir um ciclo específico de como lavar roupas brancas).

Programa Coloridas:
para roupas coloridas (se sua lavadora de roupas não tiver essa opção, use o programa Normal, mas em uma leva separada das roupas brancas).

Tudo isso faz parte das dicas de Ouro para lavar a roupa corretamente

Programas com maior tempo de molho ou agitação extra:
roupas com sujeira pesada, jeans, toalhas e roupas de cama.

Erros comuns na hora de lavar suas roupas

É bem possível que você cometa erros básicos ao lavar suas roupas em casa. Um deles, por exemplo, é quanto à verificação da etiqueta da peça.
Você olha todos aqueles símbolos e entende o significado deles antes de colocar as roupas na máquina?

1. Cuidado com o excesso de sabão

As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica – atrito entre as peças – e atrapalha a limpeza.

“Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem”.

2. Uso de alvejante

Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar

3. Evite água quente

É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras.

“Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa”.

4. Sol x secadora

É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares.

Roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas. “Ventilador é uma ótima opção para acelerar a secagem”

Nos dias de frio, a secadora entra em ação, mas nem todos os tecidos podem ser secos dessa forma.

A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho.

Atenção: lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

6. Cuidados com peças íntimas

Calcinhas e sutiãs sem bordados ou rendas podem ser lavados na máquina. As peças íntimas que possuem esses detalhes, aplicações em geral e aros no bojo, devem ser lavadas manualmente. Importante não torcer as peças íntimas, apenas as comprima. Você pode utilizar uma toalha também na retirada do excesso da água.

7. Edredons, tênis e apliques

Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia.

Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. “Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor”.

Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente.

“Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto”.

Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente.

Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Seguindo essas dicas você poderá prolongar a vida útil das suas roupas.

A instrução de lavagem do fabricante, encontrada na etiqueta das peças, é muito importante, pois os símbolos explicam com detalhes como a peça deve ser lavada.